logotipo

FORUM NACIONAL PERMANENTE DA SOCIEDADE CIVIL
PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA


ABERTURA DO III ENCONTRO NACIONAL

Iniciamos neste momento mais um encontro do FÓRUM NACIONAL: o III Encontro Nacional de Fóruns Permanentes da Sociedade Civil pelos direitos da Pessoa Idosa.  Não se trata de mais um encontro nacional dentre tantos que fervilham pela internet.  Trata-se de um encontro nacional de fóruns do segmento idoso exclusivos da sociedade civil.  Este é o nosso diferencial.  Ao contrário dos demais segmentos, o do idoso,  nasce atrelado às instâncias governamentais e, a criação de um fórum Nacional exclusivo da sociedade civil é um marco tão considerável que muitos não conseguem compreender. A libertação do vício de origem não é coisa fácil de se conseguir.  Uns alegam que “sem as verbas governamentais não conseguiremos sobreviver”, outros, que se não estiverem “todos juntos” não seremos mais fortes.  O que nem uns nem outros não conseguem entender é que nosso Fórum, da forma como foi constituído é revolucionário. Que, da mesma forma que nos primórdios dos movimentos de mulheres até os dias de hoje, discutimos  que é necessário momentos  de reuniões exclusivas de mulheres para conscientização, fortalecimento e empoderamento, para depois haver uma união igualitária, da mesma forma que são necessários grupos exclusivos de idosos para entender a exclusão social e os fundamentos da violência para depois haver uma atuação no conjunto da sociedade, assim também é necessário um momento exclusivo da sociedade civil, para discutirmos com autonomia, independência, para, a seguir, atuarmos no conjunto do segmento.

Parece incrível, mas nascer de baixo para cima, no segmento idoso é revolucionário.  E incompreensível!  Só ratifica nossa compreensão de que o campo da sociedade civil, no movimento idoso, é um campo de tensão e disputa.

Mas, gostaríamos de deixar bem claro: ao rompermos com a tradição vigente, não estamos enfraquecendo o segmento, pelo contrário, o estamos legitimando, fortalecendo as políticas públicas e, o mais importante, tornando letra viva o princípio constitucional da PARTICIPAÇÃO PUPULAR.

Crescemos.  No III Encontro, em 2011,somos sete fóruns credenciados. Temos presente representação dos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná. É claro que falta nos organizarmos em 20 estados, mas é preciso constatar que nós crescemos.  As estatísticas mostram que a estrutura interna de cada Fórum cresceu.  Fóruns que no ano anterior não completaram a totalidade das vagas do seu estado, neste ano vieram completos. Fóruns de outros estados fizeram contato, embora ainda  não tenham conseguido mobilização suficiente para estarem presente neste encontro, encontram-se em processo de gestação. 

Conquistamos reconhecimento.  O Fórum Nacional está atento aos acontecimentos relacionados à conjuntura nacional e às ações do SDH e CNDI.  Estivemos presente em reuniões do CONSELHO NACIONAL – CNDI para tornar público nossos posicionamentos quando se fizeram necessários.  Na III Conferência Nacional, na próxima semana, estaremos com a oficina RODA DE CONVERSA III, difundindo nossos princípios.   O Fórum Nacional é um dos integrantes do FÓRUM DOS FÓRUNS que ocorrerá no dia 24 de novembro, discutindo, os descasos no cumprimento das deliberações das conferências nacionais juntamente com o Fórum de Conselhos, Fórum de Gestores e Fórum Misto de Mulheres Idosas.

 

Com o eixo PESSOAS IDOSAS E SEU PROTAGONISMO: CAMINHOS DE LUTA E FORTALECIMENTO DOS MOVIMENTOS SOCIAISseguimos nosso processo de crescimento e amadurecimento, porque amadurecer é uma lei natural. 

Hoje, na cidade de Salvador, escrevemos mais um capítulo da história de nossa existência. 

Salvador, 17 de novembro de 2011

 

COORDENAÇÃO NACIONAL DO FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

forumnacional@forumnacional.net.br
www.forumnacional.net.br