logotipo

FORUM NACIONAL PERMANENTE DA SOCIEDADE CIVIL
PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA



O FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA é uma articulação nacional de fóruns estaduais.

OBJETIVOS

Trata-se de uma mobilização e articulação de fóruns permanentes pelos direitos da pessoa idosa coordenados pela sociedade civil, privilegiando, desta forma, a afirmação enquanto espaço de representação e organização garantindo o caráter autônomo da sociedade civil e seu formato INSTITUINTE.

ENCONTROS NACIONAIS

Realizamos Encontros Nacionais anualmente. O Encontro Nacional de Fóruns Permanentes de Idosos de iniciativa da sociedade civil existentes nos diversos níveis federativos, tem como estratégia o fortalecimento destes fóruns e mobilização social para a criação de novos espaços públicos, na perspectiva de organização da sociedade civil para as questões da participação social, defesa de direitos e cidadania, controle social e democrático. O objetivo do Encontro é fortalecer as lutas em prol da garantia de direitos e dignidade do idoso, na perspectiva da construção de espaços públicos de controle social alertando para as diversas formas de violência contra a pessoa idosa, inclusive a violência estatal e institucional.

JUSTIFICATIVA

O envelhecimento da população é um fato social e demográfico determinante que tem sido incorporado nas agendas das políticas públicas dos países.
Desde a elaboração, em 2002, do Plano de Ação Internacional de Madri sobre o Envelhecimento, a América Latina e Caribe tem empenhado esforços tanto na esfera governamental, quanto pelas instituições da sociedade civil, para implementar estratégias de ação, que coloque em prática os eixos propostos pelo Plano.
Neste processo, os espaços públicos, na perspectiva da participação da sociedade civil, são fundamentais para contribuir no desenvolvimento e efetivação das políticas públicas, defesa de direitos e cidadania do idoso.
Assim, os fóruns tem o papel de exercer o controle social democrático e o de viabilizar a mobilização do idoso enquanto sujeito protagonista e o de atuarem na organização social do segmento.

HISTÓRICO

.O Encontro Nacional de Fóruns Permanentes de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, é uma iniciativa da sociedade civil.
.Foi proposto à Coordenação da Convenção Nacional dos Direitos da pessoa Idosa um espaço específico para discutir a reativação do Fórum Nacional.
.O FórumPNEIRJ - Fórum Permanente da Política Nacional e Estadual do Idoso no Estado do Rio de Janeiro articulou-se com o FOCEPI – Fórum Cearence de Políticas para o Idoso por ocasião do Fórum Social Mundial em janeiro de 2009, tendo surgido a Roda de Conversa , atividade paralela à 2ª Conferência Nacional, ocorrida em 19 de março de 2009.
.Em novembro de 2009 ocorreu o I ENCONTRO NACIONAL, dando origem à CARTA DO CEARÁ;
.Na ocasião, foi instituido o dia 19 DE NOVEMBRO como o DIA DA BANDEIRA DE LUTA EM DEFESA DA PESSOA IDOSA;
.Em 2010 ocorreu o II ENCONTRO NACIONAL, quando foi criado o FÓRUM PERMANENTE NACIONAL DA SOCIEDADE CIVIL EM DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA, conforme declarado pela CARTA DO CEARÁ II;
.em 2011 ocorreu o III ENCONTRO NACIONAL na cidade de Salvador, tendo sido elaborada a CARTA DA BAHIA , na ocasião, foi mudado o nome para FORUM NACIONAL PERMANENTE DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA.
.No decorrer da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa ocorrida em novembro/2011 foi realizada a Roda de Conversa II .
.Em 2012 o ENCONTRO NACIONAL ocorreu na cidade do RIO DE JANEIRO, nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2012, no município de Xerém - Duque de Caxias.
.Em 2013, o ENCONTRO NACIONAL ocorreu em Curitiba - Paraná, nos dias 19, 20 e 21 de novembro.